O desenvolvimento do programa de aprofundamento sustenta-se em quatro pilares: teoria, prática, atividades em grupos temáticos e produção intelectual individual.
O pilar teórico, apresentado através de palestras, almeja revisar o conteúdo científico sobre direitos humanos, socioeducação e os diplomas legais relacionados ao desenvolvimento da medida socioeducativa de internação, papel do servidor público e do socioeducador com aplicação voltada diretamente às rotinas e funcionamento da UNIMETRO.
O pilar prático, apresentado por meio de palestras e demonstrações, tem por objeto o aperfeiçoamento das técnicas necessárias ao desempenho das atribuições específicas do cargo de Agente Socioeducativo, reforçando a compreensão sistemática do funcionamento da Unidade não apenas como instrumento do cumprimento de medida socioeducativa, mas também como órgão da Administração Pública.
As atividades em grupos temáticos que ocorrerão sempre após as palestras, antes de encerrado o encontro, buscam permitir a dialética entre os integrantes do programa, auxiliando-os a abordar temas relacionados ao seu cotidiano profissional, tornando-os aptos a compreender e aperfeiçoar as técnicas e práticas utilizadas em seu mister.
Por fim, a produção intelectual individual gerará a possibilidade de reflexão sobre temática à escolha do participante e o auxiliará na concretização de seu aprendizado, servindo como instrumental futuro para o preparo e revisão do conteúdo escolhido, tanto pelo produtor como também por outros servidores.
Deverá ser produzida no decorrer do programa, com a orientação prestada pelos palestrantes, e deverá ser entregue ao término da segunda etapa de atividades em grupos.